sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SATÚRNIA ou MOÇA DE SATURNO - DC COMICS

Moça de Saturno, também chamada em português de Satúrnia é o codinome de Imra Ardeen, uma super-heroína dos quadrinhos da DC Comics. Ela é membro da Legião dos Super-Heróis e apareceu a primeira vez juntamente com seus companheiros legionários numa aventura do Superboy na revista Adventure Comics # 247 (abril de 1958). Criada por Otto Binder e Al Plastino. Ela é uma grande telepata do século XXX e nasceu em Titã, uma lua de Saturno.
Além da versão original da Era de Prata, surgiram outras duas da Moça de Saturno, logo após os eventos da Zero Hora e Crise Infinita.

Era de Prata

Nessa versão da Moça de Saturno, a Terra do século XXX era um planeta-membro dos Planetas Unidos e base da Polícia Científica, a força militar daquela Organização interplanetária. Como a mais poderosa telepata da sua espécie a qual tinha poderes mentais, Imra deixou seu lar em Titã e se juntou a Polícia Científica ainda adolescente. Durante uma viagem para a Terra houve uma tentativa de assassinato de um passageiro da nave, o bilionário R.J.Brande. Por meio de seus poderes telepáticos, Imra descobriu o plano dos assassinos e, com a ajuda de dois outros adolescentes a bordo, Garth Ranzz (o futuro Rapaz Relâmpago) e Rokk Krinn (o futuro Rapaz Cósmico), os deteve e salvou a vida de Brande. Com o apoio de Brande, ela adotou o codinome de Moça de Saturno e juntando-se aos outros dois companheiros fundaram a Legião dos Super-Heróis - uma organização de heróis adolescentes formada em honra aos feitos de Superboy (Kal-El), o maior herói adolescente da história.
Como legionária, Imra ganhou a reputação de estar sempre pronta a um autossacrifício; durante a disputa para a liderança da Legião nas eleições de 2975, ela soube de uma profecia sobre um legionário que ia se sacrificar para deter um ataque à Terra e decidiu ela mesmo assumir essa responsabilidade. Com sua telepatia, Imra forçou os outros legionários a votarem nela para líder e então ordenou que eles não usassem seus poderes durante o ataque. Rapaz Relâmpago desobedeceu suas ordens e tomou seu lugar, morrendo em seguida. Inconformada com esse desfecho, Imra resolveu fazer de tudo para trazer o rapaz de volta à vida. Ela criou um método para isso, mas descobriu que só poderia reviver Rapaz Relâmpago se outro ser tomasse o lugar dele na morte. Imra novamente quis interferir no processo tentando ela mesmo ser esse substituto mas seu plano falhou quando Proty, um animal telepático mascote do Rapaz Camaleão, deliberadamente se sacrificou por ela e morreu no seu lugar. Com a morte de Proty, Rapaz Relâmpago reviveu. Moça de Saturno se tornou uma grande líder da Legião, sendo a primeira personagem feminina a liderar um grupo de super-heróis nos quadrinhos.
Rapaz Relâmpago sempre gostou de Imra e tentou se aproximar dela algumas vezes, mas foi repelido. Após sacrificar sua vida pela dela, Imra se apercebeu do quão profundos eram os sentimentos do rapaz e aceitou namorar com ele. Depois de quase dez anos de namoro, Garth pediu para casar com ela mas a moça recusou pois com isso ambos seriam obrigados a deixar a Legião. Contudo, depois de ouvir seu mentor em Titã, Imra concordou e os dois se casaram e deixaram a Legião. Mas isso durou pouco, pois, quando muitos Legionários ativos foram capturados durante a Guerra Terrestre, o casal retornou e as regras da Legião foram mudadas para que ambos voltassem à ativa. Irma ficou grávida e nasceu o seu primeiro filho, Graym, o que levou a que ela e Relâmpago novamente se retirassem da equipe para melhor cuidarem da criança. Desconhecido do casal era que Graym tinha um irmão gêmeo que foi roubado no nascimento pelo vilãoDarkseid e transportado ao passado, quando se transformou no monstruoso Validus. Validus enfrentou a Legião em diversas ocasiões (numa dessas causou a morte do Rapaz Invisível) até voltar aos seus pais como uma criança normal.
Imra voltaria brevemente à Legião em 2987 quando o vilão Universo assumiu o controle da Terra e hipnotizou e aprisionou muitos heróis, incluindo ela própria. A poderosa mente de Imra conseguiu quebrar o bloqueio e deixou o vilão inconsciente. Imra sentiu que ser legionária estava no seu sangue e voltou a equipe, ficando Garth para cuidar do seu lar e filhos. No chamado "salto de cinco anos", o governo da Terra se tornou hostil à Legião e Imra voltou ao seu lar em Winath (planeta natal de Garth) por volta de 2990, onde ela e o marido se tornaram prósperos. Quando a Legião foi reestruturada em 2994, o casal os ajudou mas não se juntaram à essa equipe. Imra e Garth seriam pais novamente, nascendo as filhas Dacey & Dorritt, as quais herdaram as capacidades telepatas da mãe.

Pós - Zero Hora

Após a reformulação da Legião em Zero Hora, Imra e seus companheiros tiveram mudanças em seus uniformes. A cor vermelha foi trocada pela rosa, mantendo-se o branco e o logo familiar de Saturno no uniforme de Imra. Ela ficou dividida romanticamente entre os dois companheiros fundadores, Relâmpago e Cósmico, até ficar catatônica após se desligar da mente do Superman Composto. Recuperada pelo seu mentor Aven ela remanesceu num estado infantil até Garth conseguir fazê-la voltar totalmente ao normal.
Quando metade da Legião inclusive ela foram enviados ao passado pela Imperatriz Esmeralda, Imra foi atacada pelo vilão telepata Doutor Psico e Rapaz Cósmico ficou em coma. Contraditoriamente seus sentimentos pelo rapaz voltaram com força. Os poderes de Imra aumentaram quando ela superou as barreiras mentais colocadas pelo mentor Aven e animou inconscientemente o comatoso Cósmico, quase se casando com ele.
Imra voltou à liderança da Legião e Garth se tornou seu par estável num segundo grupo de legionários baseados numa estação espacial avançada.
Durante a aventura da "Legião Perdida", Imra teve que abandonar a liderança por causar a irritação dos outros legionários num episódio com o Ultra Rapaz. Logo a seguir Garth se sacrificou para deter a loucura do Rapaz Elemento e enviar os outros para casa em segurança.
Ao retornar, Imra resolveu se submeter a terapia em seu lar, Titã. Universo então lhe preparou uma armadilha, criando ilusões que fizeram com que ela imaginasse que os eventos recentes, inclusive a morte de Garth, não tivessem acontecido. Deprimida e furiosa, ao ser libertada por Sensora, Imra criou contra o vilão uma ilusão parecida.
Ela e Rapaz Cósmico foram até Trom, o planeta de Rapaz Elemento, e encontraram Garth revivido numa versão cristalina do corpo do Rapaz Elemento.

"Threeboot"

Após a terceira reformulação da Legião a partir de 2005, a personalidade de Imra nas histórias permaneceu basicamente a mesma, mas seus poderes e sua origem em Titã foram mudados drasticamente. O seu povo apenas se comunicava telepaticamente em função da perda das cordas vocais com a evolução.
Imra agora é muda e apenas "conversa" mentalmente com seus companheiros da Legião. Ela consegue ler mentes mas a falta da linguagem oral a coloca em situações de desvantagem. Sua mãe é uma alta autoridade no Conselho dos Planetas Unidos.

Pós - Crise Infinita

Após os eventos de Crise Infinita, a Legião ficou mais próxima da situação que havia na fase Pré - Crise das Infinitas Terras. Conforme a "Saga do Relâmpago", percebe-se que ela é casada com o Rapaz Relâmpago ao se identificar com o nome de Imra Ardeen-Ranzz.

Poderes e habilidades

Saturnia é uma grande telepata, tendo a capacidade de ler os pensamentos de outros ou mentalmente se comunicar com eles. Pode ainda interferir e controlar qualquer tipo de ação ligada ao cérebro, alterando sentidos, percepções, criando ilusões, apagando memórias, localizando e controlando mentes ou até mesmo paralisar movimentos (neutralizando as ações do sistema nervoso). Geralmente para usar seus poderes ela coloca dois dedos na sua têmpora.
  • Nas primeiras aventuras, os poderes mentais da Moça de Saturno praticamente eram ilimitados: ela podia controlar as pessoas à distância; sondar as mentes humanas, eletrônicas e animais; forçar a mente das pessoas mais fracas, e controlar outros sentimentos e emoções. Com o passar do tempo, suas habilidades foram ficando mais restritas: sua telepatia é usada a maioria das vezes para comunicação.
  • A Moça de Saturno de Pós Zero Hora é uma telepata que também manipula e lê mentes. Ela pode se comunicar mentalmente e criar ilusões, mantendo-as indefinidamente.
  • A amplitude dos poderes na fase "Threeboot" é desconhecida mas sabidamente são bem limitados. Ela não consegue "sondar" mentes protegidas e apenas após muita concentração consegue influenciar o cérebro de um oponente. Sua mãe, a embaixadora dos Planetas Unidos, parece ser uma telepata mais poderosa. Imra consegue modular sua "voz telepática", inclusive criando um "grito telepático".

Moça de Saturno
Dados da publicação
Publicado porDC Comics (EUA)
Primeira apariçãoAdventure Comics # 247 (abril de 1958)
Criado porOtto Binder
Al Plastino
Características do personagem
Alter egoImra Ardeen
Terra natalTitã,satélite de Saturno
AfiliaçõesLegião dos Super-Heróis
Polícia Científica
ParceriaSuperboy
Supergirl
ParentescoGarth Ranzz (Rapaz-Relâmpago) (marido)
Graym (Válidus), Dacey, e Dorritt (filhos)
InimigosUniverso
Situação presentecasada
Codinomes conhecidosMoça de Saturno, Satúrnia
Habilidadestelepata












Nenhum comentário:

Postar um comentário