sexta-feira, 10 de julho de 2015

ZATANNA (DC COMICS)

Zatanna é uma personagem da editora de histórias em quadrinhos DC Comics, apareceu pela primeira vez emHawkman #4 (Out-Nov. 1964). Ela é uma mágica filha de John Zatara, um poderoso mágico (muito parecido com o Mandrake), e de Sindella.Em sua genealogia, ainda está o famoso alquimista Nicholas Flamel, bem como Nostradamus. Zatanna costuma conjurar suas mágicas através de frases ou palavras pronunciadas ao contrário, o mesmo método que era usado por seu pai, Zatara. Ela integra a Sociedade da Justiça. Zatanna usa vários truques na manga, como a transformação de adversários em inofensivos coelhos até um poderoso campo de força ou o poder do controle das chamas.

Poderes e habilidades


Zatanna é uma feiticeira poderosa cujas as habilidades são aparentemente genéticas. Em homenagem ao seu pai, ela normalmente realiza suas mágicas falando seu encantamento com palavras ao contrário, mas algumas vezes ela já demonstrou conseguir conjurar feitiços falando normalmente ou até mesmo sem falar.

O uso excessivo de seus poderes pode exauri-la a ponto de entrar em um espécie de coma e só despertar após um longo período de descanso. Além desses poderes, Zatanna sabe ler as cartas de Tarot, ver o futuro na bola de cristal, bem como fazer algumas profecias.

A extensão de seus poderes é ainda desconhecida, ela já mostrou poder comandar forças elementares, curar, transformar e transportar objetos, manipular mentes, e atacar seus oponentes com explosões da energia, além de ter imunidade mental a ataques psiquicos.

Zatanna também é uma exímia ilusionista, ela possui uma mansão chamada Shadowcrest, onde possui uma biblioteca com amplo material de conhecimento mágico, assim como um arsenal de relíquias poderosas. Shadowcrest parece existir em uma dimensão completamente diferente, embora seja situada inicialmente como na região do interior de Gotham. Além disso, Zatanna é perita em Artes Marciais. Ela é da justiça jovem também.

Aparece novamente no primeiro volume da Liga da Justiça Sombria/Liga da Justiça Dark (Justice League Dark em inglês).

Magias conhecidas


  • Otnem alegnoc (congelamento): Congela a pessoa
  • Ohleoc (coelho): Transforma pessoas em coelhinhos
  • Maviver (revivam): Cura pessoas
  • Opmac ed saçrof (Campo de forças) : Cria uma barreira mágica
  • Arodaçac (caçadora): Cria flechas magicamente
  • Opmet (tempo): Um feitiço que faz parar o tempo
  • Ogof (fogo): Conjura e controla o fogo, criando bolas de fogo ou incêndios
  • Ra (ar): Conjura e controla o ar

E também tem telepatia e teletransporte como é visto no Smallvile
Zatanna
Zatanna por Adam Hughes.png

Arte de Adam Hughes
Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoHawkman vol. 1 #4 (Outubro-Novembro de 1964)
Criado porGardner Fox
Murphy Anderson
Características do personagem
Alter egoZatanna Zatara
EspécieHomo magi
AfiliaçõesSete Soldados da Vitória
Liga da Justiça
Sentinelas da Magia
OcupaçãoAventureira, Mágica, Herói
ParentescoGiovanni "John" Zatara, Sindella, Leonardo da Vinci
Codinomes conhecidosPrimak
HabilidadesPoderes mágicos






































































































































































































































































































































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