quarta-feira, 22 de julho de 2015

AJAX ou CAÇADOR DE MARTE (DC COMICS)

Ajax, O Marciano ou Caçador Marciano (Martian Manhunter no original) é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos, que foi criado pela DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez na história "The Strange Experiment of Dr. Erdel" em Detective Comics #225 (Novembro de 1955), escrita por Jack Miller e ilustrada por Joe CertaJ'onn J'onzz é um nativo de Marte, também conhecido como Ma'aleca'andra em sua língua nativa (uma referência a "Malacandra," o nome usado pelos habitantes de Marte na novela de C. S. LewisAlém do Planeta Silencioso). No Brasil, durante muitos anos o personagem foi chamado de Ajax, o marciano.

Origem Pré-Crise

A história de J'onn J'onzz no Pré-Crise é ligeiramente diferente. A começar, o Dr. Erdel, que teleportou o marciano à Terra, morreu de enfarte logo após a chegada do mesmo. J'onn também não era o último marciano de sua raça; ademais, ele tinha uma rivalidade com o General Blanx, um marciano que foi responsável pela destruição da atmosfera de Marte. Os marcianos conseguiram construir uma colônia chamada Novo Marte. Durante alguns anos, J'Onn esteve fora da Terra, nesta colônia. Ele só participou da Liga em seus primeiros anos, e juntou-se de novo, como líder, duma fraca encarnação do grupo, pouco antes de Crise.

Origem Pós-Crise

Marte era um planeta habitado por seres cuja ciência era totalmente voltada para a vida. Os marcianos são uma raça que evoluíram a criaturas gloriosas. Enquanto isso, a Terra ainda estava na infância, e Marte já tinha uma sociedade muito aberta. Isto foi baseado na natureza muito física de Marte, cujo grande potencial físico que se rivalizava com os Kryptonianos e Daxamitas. Enfim, Marte tinha uma raça de artistas, filósofos, guerreiros. Eles viviam em paz e em harmonia.... até que surgiu a grande peste. J'onn J'onzz foi separado do restante de sua raça quando o cientista da Terra, Saul Erdel, criou uma maquina, que segundo ele poderia alcançar os confins do universo, a fim de verificar se existia vida inteligente. Mas ele raramente conseguia com que sua maquina funcionasse. Até que algum dia nos anos 50, seu invento funcionou. Para a sua surpresa, a maquina transportou um marciano macho com o corpo de uma pequena criança (marciana) nos braços. Ele era J'onn J'onzz, e se comunicou com Erdel telepaticamente. Após J'onzz recuperar a sua saúde, Erdel estava pronto para envia-lo d`volta para casa. Mas J'onn não quis. Ele estava arrasado com a praga que atacava Marte, dizimando seu povo, e com a morte de sua filha. Tudo o que J`onzz queria, era se preservar de mais sofrimento. Neste estado, Erdel aproveitou seu link telepático com Ajax para dar uma nova identidade para o alienígena. Em uma sugestão de Erdel, J'onn tentou esquecer as magoas de seu passado, e viver uma nova vida, entre os humanos. J'onn queria tornar a Terra a sua nova casa. Após ensinar para J'onn a sua língua, Erdel encenou a sua própria morte, para forçar à J'onzz ir viver a sua própria vida entre os humanos. J'onzz adotou a TV como uma grande fonte de informação. Após ver os inúmeros casos de polícia (pela TV), ele decidiu lutar pela justiça. Usando seus poderes telepáticos, Ajax criou uma nova vida com passado (na mente de outras pessoas).

Ele tinha até ido à escola e universidade e era agora John Jones. Ele se tornou um detetive, na luta contra o crime, em Gotham City. Mas ele nunca pode esquecer o seu passado real. Por quase uma década, J'onn viveu entre os humanos como John Jones, só usando sua verdadeira forma quando tinha que enfrentar oponentes mais poderesos. Em 1968, ele simulou a própria morte, a fim de proteger a sua verdadeira personalidade. Assumiu a identidade de Marco Xavier, e enfrentou ameaças mais poderosas. Contudo, ainda manteve-se escondido do mundo. Foi quando foi membro fundador da Liga da Justiça. Como um guerreiro marciano, ele permaneceu no grupo durante décadas, já que lá, poderia lutar pela justiça sem medo. Ele se tornou o mais antigo membro da Liga da Justiça, que desde então esteve diretamente ligada a sua história. Anos mais tarde retomou à identidade de John Jones, quando se transformou em um detetive particular. J'onn também fez parte da Liga da Justiça da América, e Liga da Justiça Internacional. Ele considerava a equipe como uma família. Apesar de ser um brilhante líder, geralmente deixava a liderança com o Super-Homem. Em uma missão da LJI, J'onn enfrentou um vírus, e por meio da magia do Sr. Destino, J'onn se tornou um prisioneiro de si mesmo. Por meses, ele ficou sem saber o que estava acontecendo dentro de si. Isso levou à intervenção de H'ronmeer, o deus marciano do fogo. Foi reconstruída a máquina de Erdel, a fim de enviar O Caçador de Marte de volta à Marte, onde J'onn poderia enfrentar H'ronmeer. Quando retornou de Marte, J'onn não tinha mais conflitos internos nem tinha mais medo de seu passado. Quando a LJI se dissolveu, ele considerou a possibilidade de retornar para o seu planeta natal, mas foi novamente convidado à reintegrar a força-tarefa da Liga da Justiça.

Poderes

Caçador de Marte possui uma grande variedade de poderes sobre-humanos, muitos dos quais são semelhantes aos do Super-Homem e Mulher-Maravilha, incluindo a superforça, supervelocidade, invulnerabilidade e voo. Como o Super-Homem, o Caçador de Marte também tem "visão marciana" (um termo que designa tanto a capacidade de ver através de objetos sólidos como a capacidade para gerar rajadas óticas da força e de calor). Super-Homem uma vez o chamou de "o mais poderoso ser na face da terra".
Durante os anos de 1990, foi afirmado que a origem do seu voo e "visão marciana" é uma forma de telecinese (tinha ocasionalmente demonstrado usos mais tradicionais de telecinese para levitar e animar objetos durante suas histórias na Detective Comics). Sua visão marciana já foi apresentada arremessando adversários para trás com um impacto que poderia ser atribuído à sua natureza telecinética.
O Caçador de Marte também possui o poder de transmutação, que utiliza para vários efeitos (por exemplo, para ficar com aparência humana ou com aspecto monstruoso, alongando seus membros, aumentando muito o seu tamanho). Ele pode alterar a composição química de seu corpo para imitar diversos materiais, como aço ou pedra. J'onn pode tornar-se invisível, e também é capaz de se tornar intangível, de modo a passar sem causar danos através de objetos sólidos. Ele é um telepata poderoso, capaz de perceber os pensamentos dos outros e de projetar seus próprios pensamentos. Muitas vezes ele age como um quadro de distribuição "entre as mentes", a fim de coordenar as ações da Liga da Justiça. A extensão de suas habilidades telepáticas é grande, por várias vezes ele conectou-se a todo o planeta Terra.
Ele tem demonstrado capacidade de regeneração, uma vez foi capaz de regenerar-se apenas a partir de sua mão decepada, mas com grande pressão (devido à perda de massa física, ele achou necessário incorporar elementos novos a sua estrutura, a partir de areia de Marte). Aparições anteriores do personagem mostram-no como capaz de respirar debaixo d'água; a última vez que ele demonstrou esse poder foi quando encontrou Zauriel no mar de São Francisco em JLA # 6. O Caçador por vezes tem sido descrito como tendo nove sentidos, mas estes sentidos adicionais são mal definidos e geralmente ignorados pela maioria dos escritores.
Além de seus poderes sobre-humanos, o Caçador também é um detetive especializado e muito capaz. Como Batman menciona em seu arquivo "em muitos aspectos, Martian Manhunter é como um amálgama do Super-Homem e do Cavaleiro das Trevas em si mesmo."

Fraqueza

Um dos traços marcantes do Caçador de Marte é sua vulnerabilidade ao fogo. Embora tenha sido um elemento do personagem desde suas primeiras aparições, os escritores têm retratado este fato com grande inconsistência ao longo da carreira do personagem. Em alguns casos, é retratado como uma susceptibilidade física inerente à raça marciana, enquanto em outros momentos, tem sido explicada como um transtorno pessoal psicossomático. O grau de vulnerabilidade também tem sido extremamente incoerente, em alguns casos, capaz de acabar com seus poderes e matá-lo, enquanto outras vezes simplesmente provoca dor ou delírio, com nenhum perigo real de danos físicos. Esta fraqueza foi diminuída ou curada em mais de uma ocasião, só para ter que voltar com uma vingança em uma história mais tarde. Assim, é difícil definir o real aspecto desta fraqueza.
Em suas primeiras aparições, o personagem foi mostrado como tendo uma fraqueza ao fogo, enquanto em sua forma nativa marciana.
Ao longo do tempo, acentuou-se o caráter pirofóbico do personagem, com o fogo sendo "o calcanhar de Aquiles de Marte", equivalente à vulnerabilidade do Super-Homem à kriptonita. A exposição ao fogo normalmente leva J'onn a perder sua capacidade de manter sua forma física, 'derretento' em uma poça de plasma verde contorcida. Um relato explicou que a fraqueza às chamas foi inserida nas mentes telepatas marcianas, com o fogo causando tanto caos em suas mentes, que estes desmoronam psíquica e fisicamente. Recentemente foi revelado, durante o enredo Trial By Fire [15], que esse medo foi inculcado em um nível genético pelos Guardiões do Universo 20.000 anos atrás, para enfraquecer o que era então uma espécie muito agressiva à beira da conquista interestelar.

Ajax

O nome Ajax foi inventado pela editora brasileira EBAL, no original seu nome é apenas "Martian Manhunter" (Caçador de Marte), para poder caber dentro dos balões de diálogo no formato adotado no Brasil. Este nome foi mantido pela Editora Abril e só recentemente, com a publicação da DC Comics pela Panini é que se estabeleceu a tradução do seu nome original. Outros nomes já foram alterados no Brasil, como o casal Lois Lane e Clark Kent, no Brasil batizados de Mírian Lane e Eduardo, até uma certa época.
Caçador de Marte


Dados da publicação
Publicado porDc comics
Primeira apariçãoDetective comics #225 (novembro de 1955)
Criado porJack Miller
Joe Certa
Características do personagem
Alter egoJ'onn J'onzz ou John Jones
EspécieMarciano verde
AfiliaçõesLiga da Justiça
Renegados
Força-Tarefa Liga da Justiça
Codinomes conhecidosMarco Xavier
Bloodwynd II
HabilidadesForça, velocidade, resistência durabilidade e regeneração sobre-humanas, voo, visão marciana, intangibilidade, invisibilidade,telepatia , telecinese, longevidade, transmorfismo.


































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